quinta-feira, 20 de maio de 2010

Exterminadores do Futuro

quinta-feira, 20 de maio de 2010
Mata Estrela, Baía Formosa RN

Manifestação dia 8 de maio de 2010 em frente ao IFRN/Natal com Bicicletada e carreata em direção a Mata Atlântica de Emaús, onde será feito um Ato de repúdio à destruição daquele valioso patrimônio natural.


A Campanha ‘Exterminadores do Futuro’ tem o objetivo principal de proteger a atual legislação ambiental brasileira. A iniciativa da campanha é da SOS Mata Atlântica contando com apoio de várias redes de ONGs, entre elas a RAP – REDE AMBIENTALISTA POTIGUAR, mas queremos que a sociedade como um todo se informe e participe das discussões.

Em setembro de 2009, a Câmara dos Deputados criou uma Comissão Especial para discutir mudanças no Código Florestal. Inicialmente, as propostas de mudança giravam em torno de alguns pontos-chave, como as áreas de preservação permanente (APPs) ao redor de rios e em áreas inclinadas, as áreas de reserva legal (RL) obrigatórias em toda propriedade, a regularização das propriedades que desmataram e agora precisam recompor suas áreas de conservação e a diferenciação entre pequenos e grandes proprietários.

No entanto, ao invés de se concentrar nesses pontos-chave e propor aperfeiçoamentos apenas ao Código Florestal, a Comissão Especial passou a discutir uma nova proposta, conhecida como Código Ambiental Brasileiro. Essa nova proposta, levada pela bancada ruralista para dentro da Comissão Especial, desmantela todo o sistema nacional de meio ambiente e repassa aos estados a função de legislar sobre o assunto.

Isso coloca em risco a legislação ambiental atual, o meio ambiente e o nosso futuro. E foi por isso que lançamos a campanha ‘Exterminadores do Futuro’. A sociedade brasileira precisa tomar conhecimento do que está acontecendo na Câmara dos Deputados e conhecer quais políticos agem contra o meio ambiente e quais são os que atuam para protegê-lo.

No Rio Grande do Norte, temos a parceria da RAP – REDE AMBIENTALISTA POTIGUAR, que vem lutando contra a destruição do patrimônio ambiental potiguar e pela aplicação do Código Florestal e da Lei da Mata Atlântica, com suas várias entidades que atuam nos mais diversos níveis de luta para preservar nosso patrimônio ambiental e lutando contra os exterminadores do nosso futuro.

Entretanto, esta legislação vem sido desrespeitada em todos níveis, sejam pelos políticos, seja por Juízes que a interpretam de forma desvirtuada, esquecendo dos avanços da ciência ambiental e da legislação nos últimos 40 anos.

Neste sentido, vamos fazer esta Manifestação no próximo sábado contra os Exterminadores do Futuro.

Precisamos de você. Compareça nesta nossa manifestação.

SOS MATA ATLÂNTICA e RAP - REDE AMBIENTALISTA POTIGUAR

0 comentários:

Postar um comentário